Cotas raciais

Após compreender o que é o racismo estrutural, podemos abordar o tema sobre o sistema de cotas, onde pessoas podem disputar entre iguais por uma vaga de emprego e principalmente uma vaga na faculdade ou universidade de seus sonhos. Esse é um sistema mais justo, mesmo depois de tantas lutas e existir luta por mais equidade, pode-se dar a pessoas não brancas a oportunidades de também concorrer a uma vaga na universidade com pessoas que tem infelizmente dificuldades estruturalmente em comum.

O sistema de cotas incomoda muitas pessoas, gerando alguns mitos como por exemplo, dizer que “roubamos a vaga de alguém” ou que “passamos por pena”, mas quem leu o a minha última postagem entenderá e compreenderá que não é assim, pois mesmo que exista diferença entre nós, existe uma semelhança em comum entre a nossa raça que sofre estruturalmente ou tende a sofrer por conta de nossa cor de pele e nossas características. Essa é uma luta que infelizmente muitos de nós carregamos no dia a dia, mas que atualmente vem sendo muito discutida e gerando repercussão para que todos nós enxergamos o racismo que algumas vezes muitos de nós já passou por isso ou viu alguém passar, mas que não conseguimos contestar ou discutir sobre o assunto, achando até algumas vezes uma brincadeira sem graça, mas sem relevância.

Figura: Equidade  Fonte: Jin Lopes (2020)

Seria injusto um sistema que coloca-se por exemplo uma pessoa que tem dificuldade para se locomover ou para enxergar, com pessoas que não tem dificuldade física alguma, da mesma forma é uma pessoa que tem dificuldade no seu dia a dia por suas características físicas, sua etnia ou que infelizmente não teve oportunidade de boa qualidade de estudo ser colocada diante de uma pessoa que não passou por essas dificuldades para concorrer a uma vaga em uma universidade.

A dica que eu deixo hoje é que você se informe, leia livros sobre outras culturas, pois isso ajuda muito a não ter preconceito sobre algo ou alguém, sem contar que enriquece as suas perspectivas e te deixa mais ativo para entender que você não é melhor nem pior que ninguém, porém existe preconceito a crença, a raça, ao jeito de tratar as coisas por esta não ser hegemônica, mas não somente por isso, principalmente por falta de informação, por falta de conhecimento e isso acaba distanciando essas pessoas por sua etnia e sua raça, interferindo no seu dia a dia e lhe prejudicando tanto no presente, quanto no futuro.


Indicações: 

As cotas atrapalham o Brasil?

MERITOCRACIA

Comentários

  1. Felipe: você ajuda a reforçar a ideia de que os blogs ainda estão vivos! Obrigado pela indicação do vídeo do "Tempero Drag", que eu não conhecia e que traz uma discussão muito rica sobre a meritocracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, creio que tem alguns vídeos dela que reforçam essa assunto, como racismo reverso ser uma mentira(https://www.youtube.com/watch?v=TWAJEeIx8VY) e esse outro vídeo muito legal sobre o assunto(https://www.youtube.com/watch?v=eBfw2WqNDj0)

      Excluir

Postar um comentário